“É fácil aceitar que um centímetro no mapa equivale a vinte quilómetros na realidade, mas o que não costumamos pensar é que nós próprios sofremos na operação uma redução dimensional equivalente, por isso é que, sendo já tão mínima coisa no mundo, o somos infinitamente menos nos mapas.”A Viagem do Elefante, José Saramago


Uma breve narrativa sobre o desenvolvimento do Geoportal Municipal

.

Desenvolver uma aplicação de mapas digitais municipais que pudesse ser implementada em médias e pequenas cidades, com baixo custo de implementação e que apresentasse uma interface simples de ser operada por qualquer pessoa.

Além disso, a aplicação deveria ter baixo custo de manutenção, funcionar via internet e também em celulares e tablets.

Essa aplicação seria orientada a resolver questões frequentemente presentes em secretarias municipais, como a geração de certidões de uso e ocupação do solo, verificação de restrições ambientais, identificação de áreas de risco, entre outras.

O desafio foi aceito e, em três meses de pesquisa e desenvolvimento, o primeiro piloto foi desenvolvido.

O segundo desafio foi a geração de dados que pudessem alimentar a aplicação. Para isso, foi necessário dimensionar tempo e custos na elaboração de uma base de dados padronizada e o tempo e o custo para a geração de bases de dados específicas de cada município, em acordo com a disponibilidade.

Os fluxos de trabalho em geoprocessamento foram melhorados, rotinas e scripts foram desenvolvidos, fontes de dados foram selecionadas, entrevistas foram realizadas com técnicos municipais, secretários e prefeitos.

Assim, o Geoportal Municipal foi desenvolvido.

E os resultados nos encheram de orgulho: conseguimos desenvolver uma aplicação de baixíssimo custo (o custo de uma compra pública direta) e que apresenta resultados práticos excelentes.

A manutenção é realizada apenas quando há mudança dos dados e informações: por exemplo, quando há uma revisão de plano diretor.

A hospedagem de internet pode ser feita pela própria prefeitura ou pela Geotecnologias.org e, nesse caso, também tem um custo anual muito baixo e inclui suporte técnico.

A utilização da aplicação tem apresentado resultados impressionantes, reduzindo em mais de 90% o tempo para avaliação de restrições ambientais e emissão de certidões de uso do solo.

Consulte-nos para saber mais!